Design Thinking na Prática

Nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2019, tive o privilégio de conduzir um workshop sobre Design Thinking para o time de líderes da Lumi Consultoria, na incrível cidade de Recife.

Durante os dois dias de trabalho, o objetivo foi aprender quando e como utilizá-lo.

Contéudo do Workshop Design Thinking

Atualmente, podemos assimilar qualquer conteúdo através de recursos online.

Mas a própria essência do Design Thinking clama pelo contato humano, presencial, olho no olho. Afinal, EMPATIA é um dos seus pilares.

Se precisamos entender profundamente como as pessoas interagem com os produtos, serviços e ideias que queremos implementar, é necessário estar entre elas de vez em quando, concorda?

Empatia: essencial no Design Thinking

Através de exposição de conceitos, associada a muitos exercícios, simulações e troca de ideias, desenvolvemos uma abordagem cuja primeira referência é da Echos.

Etapas do Design Thinking
Referência: e-BOOK Mini ToolKit de Design Thinking – Echos

Outras referências também foram utilizadas.

Mas o repertório dos talentos que participaram do trabalho enriqueceu demais a experiência.

Especialmente pela lembrança de que esse repertório precisa ser permeado pela humildade de aprender continuamente.

Conhecimento e Design Thinking

Ao final, acredito que todos conseguiram vivenciar, a seu modo, como é possível acelerar os projetos de inovação pensando e agindo como designers…!

E não custa lembrar que o pensamento criativo figura em todas as listas de competências do futuro que eu vi nos últimos dez anos.

Fica meu elogio, agradecimento e desejo de muito sucesso para os participantes: Alberto, Tâmara, Luana, Lucio, Muchanga, Sueli, Teresa e Renata “Bahia”.

E se você quiser acessar mais conteúdo sobre esse assunto, dê uma olhada no material que apresentei numa palestra recente para o Braskem, com o tema: Design Thinking e Metodologias Ágeis. Basta clicar aqui.

Deixe uma resposta