autogestão

Autogestão: principais benefícios para RH e demais áreas

A autogestão é um método de trabalho caracterizado pela maior autonomia dada ao colaborador no seu dia a dia dentro da empresa. Dentro desse contexto de aumento de adoção do home office, esse modelo se torna ainda mais vantajoso. Conheça os maiores benefícios da autogestão para o RH das organizações e demais áreas.

O que é a autogestão?

A autogestão é uma forma de organização da empresa para gerir as suas atividades no cotidiano por meio do estímulo à uma tomada de decisões mais independente, ou seja, o processo não é mais tão hierarquizado e individual. Empresas que adotam a autogestão têm uma cultura organizacional mais horizontal e partem da premissa que os colaboradores podem ter mais autonomia em suas ações no dia a dia da empresa. 

Embora na autogestão os colaboradores tenham mais liberdade no ambiente de trabalho para tomar decisões, todos seguem um conjunto de diretrizes estabelecidos pela empresa. Assim, todos podem saber que assuntos podem tratar e que medidas que podem tomar sem que seja necessário se reportar ao líder a todo o momento. 

A autogestão no home office

Em razão da autonomia que confere ao colaborador, a autogestão é um modelo que combina perfeitamente com o home office. Pois o tele trabalho demanda muita organização por parte do colaborador. É ele quem deverá criar na sua própria casa uma rotina de trabalho, montar um cronograma de atividades diárias, controlar o seu tempo e criar o seu ambiente de trabalho. Além disso, ele deverá apresentar inteligência emocional para lidar com os desafios impostos pelo home office como evitar a distração com assuntos familiares na hora do trabalho. 

Geralmente, líderes de empresas que apostam na autogestão conseguem ter times mais engajados e que possuem um maior senso de responsabilidade porque têm uma percepção clara de como suas ações impactam o funcionamento da organização. 

Benefícios da autogestão para RH e outras áreas de uma empresa

Além de ser benéfica para o colaborador, que ganha mais autonomia, a autogestão também é vantajosa para os próprios gestores da empresa e para o RH. Quando o colaborador não precisa mais de autorização para tomar certas medidas no dia a dia, o gestor fica livre para investir um tempo maior em ações estratégicas da empresa para alavancar o negócio. 

Confira alguns exemplos de vantagens trazidas pela adoção da autogestão dentro das empresas:

– Maior autonomia para os colaboradores;
– Senso de urgência e organização;
– Estímulo à inovação;
– Maior engajamento;
– Melhoria no clima organizacional;
– Democratização das atividades;
– Compromisso com as metas da organização;
– Entre outras. 

Para que a sua empresa implemente a autogestão e garanta todos esses benefícios é fundamental ter lideranças que guiem os colaboradores nesse sentido. E eu posso te ajudar com as melhores práticas a direcionar essa nova atuação e formar lideranças com o perfil ideal. Entre já em contato comigo para conhecer a formação online exclusiva e totalmente customizada que ofereço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat