clima organizacional

Clima organizacional: o que afeta diretamente e como aprimorar?

Manter o bom clima organizacional dentro uma empresa é um item crucial para o sucesso de qualquer negócio. Somente com uma equipe entrosada e satisfeita é possível alcançar os resultados desejados e aumentar a produtividade da organização. Mas como aprimorar o clima organizacional de uma empresa? Quais são os fatores que o afetam diretamente e qual é o papel do gestor neste sentido? 

No livro “Gestão do Clima Organizacional”, o autor e especialista Ricardo Luz descreve o clima organizacional como “a atmosfera psicológica que envolve, em um dado momento, a relação entre uma empresa e seus funcionários”. O clima organizacional influencia o andamento dos processos, a tomada de decisões, o relacionamento entre os colaboradores, o engajamento. Enfim, ele impacta diretamente o cotidiano de uma empresa, o que é primordial para a sustentabilidade dos negócios.

Já percebemos o quanto o clima organizacional é importante, mas como a empresa pode aprimorá-lo no dia a dia? Confira alguns elementos chave:


  • Comunicação: este é um dos principais pilares de um bom clima organizacional. A famosa “rádio corredor” é um problema é corriqueiro dentro de empresas que não prestam atenção na comunicação interna. O processo de comunicação dentro da organização deve funcionar, os colaboradores devem saber o que acontece dentro da empresa e ter acesso à informação de uma forma clara e objetiva;


  • Avaliação de resultados: é preciso estabelecer indicadores para avaliar os resultados e adotar a prática de feedbacks para mensurar não só a atuação dos colaboradores e sua produtividade, como também a satisfação da equipe;


  • Qualidade de vida no trabalho: o ambiente de trabalho também é muito importante, ele deve ser agradável. O funcionário precisa gostar de estar ali;


  • Entre outros.

Clima organizacional: papel do gestor é determinante

O gestor exerce um cargo primordial para que exista um bom clima organizacional dentro da empresa, pois é ele quem é capaz de identificar as expectativas, desejos, necessidades e anseios dos colaboradores. É uma das suas atribuições ter percepções sobre a equipe e o ambiente de trabalho a fim de aplicar e desenvolver soluções para sanar problemas e estimular o engajamento. As pessoas são “a cara” da empresa!

Mas, além dos fatores internos que interferem no clima organizacional, os gestores também precisam ficar atentos a elementos externos como a evolução tecnológica e a aprendizagem constante, por exemplo. 

Quer aprimorar o clima organizacional da sua empresa? Eu posso te ajudar!  Sou palestrante, autor de projetos educacionais e acredito que educação e inovação são dois pilares para a evolução de negócios, instituições e sociedades.

Possuo um background diferenciado que mescla de forma complementar os lados acadêmico e corporativo. Ao longo de mais de 20 anos de carreira, atuei como professor, palestrante, autor, consultor, gestor educacional e empreendedor. Tenho uma trajetória global, já dei palestras em variados países do mundo,trabalhei com grandes empresas e sempre busquei criar redes de conhecimento e relacionamento que contribuíssem para a melhoria do desempenho dos profissionais e das organizações.

Entre em contato comigo que nós construímos a solução ideal para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat