Criatividade e inovação: existe um passo a passo?

A busca por um diferencial que destaque as empresas perante a concorrência é algo crucial para o sucesso de qualquer organização, independente de porte ou segmento. O caminho para que uma empresa consiga chamar a atenção dos clientes e fidelizar o seu público alvo está na adoção da criatividade e da inovação no seu dia a dia. Mas, será que existe uma receita para isso?

Atualmente, nós vivemos a era da Transformação Digital. Ela é caracterizada pela forte presença da tecnologia, pelas mudanças constantes e pela quebra de barreiras provocada pela internet. Todos estes aspectos impactaram diretamente no comportamento do consumidor e acirraram a concorrência. Para se comunicar e se conectar com este cliente que possui um perfil completamente diferente, as empresas tiveram que modificar profundamente as suas estratégias. Hoje, o novo consumidor busca não só um produto e/ou serviço de qualidade, mas também uma boa experiência com a marca. E para alcançar tal objetivo é primordial levar em consideração a criatividade e a inovação.


Criatividade e inovação devem fazer parte da cultura organizacional da empresa


Se destacar entre os concorrentes e atrair os clientes não é uma tarefa fácil, mas ela fica muito mais simples se a criatividade e a inovação forem estimuladas dentro da empresa. Estes devem ser dois pilares que norteiam a atuação da organização e não fiquem somente no discurso. Antes, é preciso esclarecer que criatividade e inovação são duas coisas diferentes.

Enquanto a criatividade se relaciona com a capacidade de encontrar relação entre conceitos que parecem desconectados e de produzir ideias únicas, a inovação consiste na implementação de ideias e projetos de valor para os clientes que sejam funcionais. Na verdade, criatividade e inovação são conceitos complementares.


Será que há um passo a passo para implementar criatividade e inovação dentro de uma empresa?


Criatividade e inovação são dois conceitos interligados e que devem estar na alma de qualquer empresa hoje em dia. Mas, será que existe algum passo a passo para incorporar estes dois conceitos no dia a dia da organização?

Quando o assunto é criatividade e inovação nas empresas não há “receita de bolo”. Eles devem ser dois pilares de sustentação para a estratégia das organizações e que norteiam as suas ações e todo o processo produtivo. Estes dois conceitos devem estar no processo de criação de novos produtos, na prestação dos serviços, nos modelos de negócios, enfim, na empresa como um todo.

Cabe ressaltar que a criatividade e a inovação precisam fazer parte da cultura organizacional da empresa de modo que os colaboradores se sintam estimulados a ter novas ideias, realizar testes de produtos e/ou serviços, utilizar e/ou criar novas ferramentas, por exemplo, sem ter o medo de falhar. Pois, a inovação também é um processo de tentativa e erro. Mas, os colaboradores só podem atuar tendo em vista estes dois conceitos se a empresa dá este incentivo por meio de ações como um ambiente de trabalho diferenciado, novas abordagens, criação de desafios e mecanismos de feedbacks, estímulo à autonomia, etc.

Quer incentivar a criatividade e inovação na sua empresa e não sabe como começar? Eu posso te ajudar nesta missão e fazer com que a sua produtividade aumente! Agende uma conversa sem compromisso comigo que eu vou criar a solução ideal de acordo com a realidade da sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat