cultura organizacional

Cultura organizacional: tendências da nova década

O advento da era digital transformou profundamente o modo como nos relacionamos, trouxe novos hábitos e formas de entretenimento e, principalmente, mudou a maneira como trabalhamos. Surgiram diversas profissões e outras desapareceram de acordo com a evolução da tecnologia. Dentro deste contexto, a cultura organizacional das empresas também foi modificada. Pois, antes de tudo, uma empresa é feita por pessoas! Saiba o que será tendência dessa nova década quando o assunto é cultura organizacional. 

A cultura organizacional é extremamente importante para o sucesso de uma empresa em meio a um mercado competitivo e que lida com um público altamente conectado. Chamar a atenção dos consumidores atuais, que são mais exigentes e informados, se tornou mais difícil. Por isso, é preciso trabalhar estratégias de divulgação eficientes. Mas, ainda é necessário ir além.

Os colaboradores devem estar satisfeitos com a empresa e de algum modo demonstrar para os clientes que os valores defendidos pela organização são postos em prática no cotidiano. São as pessoas é que fazem a diferença em um negócio, não é mesmo? A atuação de funcionários engajados e motivados é a chave do sucesso! E a cultura organizacional é o DNA, a espinha dorsal de uma empresa! 

Para que a cultura organizacional de uma empresa seja forte é primordial que ela permeie todo o processo seletivo, a fim de buscar as pessoas que se identificam com ela, até o período pós-contratação. 

Anteriormente, a cultura organizacional era muito baseada na hierarquização, algo que vem mudando. Ela se tornou muito mais horizontal e dinâmica. 

A nova cultura organizacional está nascendo


A maior tendência da cultura organizacional que renasce em 2020 se caracteriza pela inauguração da era “culture-first”. Essa nova época coloca a cultura como foco dentro das organizações devido ao fato de que o público é cada vez mais atento a aspectos como a transparência, responsabilidade corporativa e social, sustentabilidade, entre outros valores essenciais. Afinal, os colaboradores são “a cara da empresa”. O salário ficou em segundo plano na hora da decisão de se candidatar em um processo seletivo. 

A principal tarefa das empresas hoje é fortalecer uma cultura organizacional que se baseia em valores como colaboração, diversidade, ética, respeito, foco no cliente e inovação, por exemplo. Para que estes valores orientem o comportamento dos colaboradores é preciso criar bases firmes,  de diálogo aberto e alinhado com os funcionários, estimular a criatividade e integração. Mas, como cumprir esta missão?

A resposta está na educação e na aplicação da inovação na formação de talentos dentro das empresas. Eu posso te ajudar a construir a melhor estratégia para fortalecer a cultura organizacional da sua empresa tendo em vista a sua realidade!

Vamos marcar uma conversa sem compromisso?

Trabalho com design de experiências de aprendizagem (palestras, workshops, eventos em geral), curadoria de conteúdos e recursos de aprendizagem, além de business development da Digital Attitude no Brasil. Vamos começar esta jornada rumo à transformação da sua empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat