Equipe multidisciplinar: desafios, benefícios e como implementar na cultura da empresa

A atuação em conjunto de pessoas com diferentes habilidades, formações e experiências de vida é algo enriquecedor para o negócio na medida em que cria um ambiente muito mais fértil para as ideias e novidades. Conheça os desafios e benefícios da implementação de uma cultura na empresa baseada no modelo de equipe multidisciplinar

Mas, o que é uma equipe multidisciplinar?

O próprio nome já diz, uma equipe multidisciplinar é um time diverso e formado por profissionais com variados perfis. Os integrantes deste tipo de equipe possuem diferentes habilidades técnicas, vivências, personalidades, comportamento e conhecimento.

Equipe multidisciplinar e suas vantagens para a empresa

A adoção de um modelo baseado na implementação de equipes multidisciplinares traz uma série de benefícios para as empresas que desejam se destacar no mercado. A partir do momento em que pessoas de diferentes perfis trabalham em conjunto e de maneira complementar, o caminho para a inovação fica mais fácil. Com uma interação diária, novas ideias surgem com mais frequência. Além disso, uma equipe multidisciplinar costuma ter altos índices de produtividade devido à otimização de processos. 

O conceito de equipe multidisciplinar em si já é algo positivo, pois demanda a convivência de pessoas com backgrounds diferentes e que acabarão trocando experiências no dia a dia e expandindo conhecimento.

Os integrantes de uma equipe multidisciplinar são mais proativos, flexíveis e independentes, o que contribui para que as tomadas de decisão se tornem mais ágeis e assertivas. Pois, nessas equipes há uma maior abrangência no momento de discutir problemas, sob variados pontos de vista, o que contribui para a criação das melhores soluções. A ideia principal de gerir uma equipe multidisciplinar é reunir talentos individuais para fortalecer o coletivo.

Os desafios na gestão de uma equipe multidisciplinar

Formar e gerir uma equipe multidisciplinar demanda atenção a alguns pontos importantes. Um dos maiores desafios da gestão de uma equipe desse tipo é o equilíbrio entre as questões técnicas e estratégias do negócio. O líder precisa deixar as especificações do projeto bem definidas. 

A falta de padronização e o alinhamento de processos são outros dois fatores que exigem atenção em uma empresa formada somente por equipes multidisciplinares. É necessário definir o papel de cada um dentro dos projetos. 

Como implementar modelo de equipe multidisciplinar na cultura da empresa?

Para a implementação exitosa na empresa do modelo de equipe multidisciplinar é necessário, em primeiro lugar, a dedicação às pessoas. É primordial entender e lidar com profissionais de diferentes perfis. A gestão precisa ser baseada na escuta não só do ponto de vista do coletivo como também dos anseios individuais. 

Uma cultura organizacional de uma empresa que possui equipes multidisciplinares também deve investir em feedbacks. É imprescindível dar um retorno para os colaboradores a fim de que eles se sintam motivados. Ter os feedbacks como hábito também auxiliam as lideranças na hora de fazer as análises sobre a estratégia de gestão adotada. 

Explore o potencial de cada membro da sua equipe multidisciplinar sem perder de vista o interesse coletivo. Assim, serão afastados os riscos de confusões e perda de produtividade entre os times. 

Que tal implementar uma gestão baseada no modelo de equipe multidisciplinar na sua empresa? Trabalho com o desenvolvimento de projetos personalizados para guiar os líderes e colaboradores da sua organização, além de formação online exclusiva.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *