gamificação

Gamificação: como ela pode auxiliar na produtividade organizacional?

Manter o engajamento dos colaboradores não é uma tarefa simples. A motivação de toda a equipe é fundamental para elevar a produtividade e o alcance do sucesso em qualquer negócio, mas como a empresa pode trabalhar esta questão tão importante no seu cotidiano? A chave está na inovação e na busca por um diferencial, a gamificação é um dos principais exemplos. Saiba como ela pode auxiliar na produtividade organizacional.

Quem não gosta de games e toda aquele clima de disputa de um jeito bem divertido? Os jogos, que costumam ser associados ao entretenimento, se tornaram também uma ferramenta corporativa para estimular a motivação dos colaboradores. É este o cerne da gamificação. 

A gamificação é um termo relativamente novo e que diz respeito ao uso de elementos e conceitos do universo dos games na área corporativa para motivar mais as equipes. As empresas que utilizam a gamificação na gestão de pessoas adotam práticas como: uso de recompensas e prêmios, feedbacks constantes, desafios pequenos, rankings, entre outras.

Por que a gamificação é tão eficaz na promoção do engajamento das equipes e aumento da produtividade?

A gamificação é perfeita para promover a motivação dos colaboradores porque estimula a competitividade de um modo saudável e faz com que processos do dia a dia se tornem mais divertidos e atraentes. Ao estarem diante de desafios e problemas simples ou complexos, as equipes se dedicam a pensar e criar soluções que sejam eficientes.

Além disso, a gamificação é uma excelente estratégia para dar feedbacks para os colaboradores por meio de pontuações, ranking de desempenho, índices de produtividade, etc. Um outro ponto positivo é a facilidade de acesso dos gestores a informações sobre a performance de cada colaborador. 

A gamificação ainda estimula a busca de conhecimento por parte dos colaboradores. As equipes acabam por buscar aprimorar suas habilidades para subir no ranking e se aproximam umas das outras quando se ajudam nas tarefas.

Ao tornar o ambiente de trabalho mais saudável e leve, a gamificação aumenta o engajamento das equipes, o que influencia diretamente na produtividade dos colaboradores. 

Como começar a trabalhar a gamificação dentro da empresa?

Agora que você já conhece alguns dos principais benefícios da gamificação para a elevação da produtividade, saiba como a sua empresa pode dar o start! Você pode começar a fazer desafios simples, que podem envolver a participação em capacitações, usar plataformas acessíveis para inserir rankings de fácil entendimento, oferecer prêmios por atividades cumpridas (exemplo: cursos, folgas, bonificação salarial, etc), entre outras ações.

Cabe destacar que os líderes são um elemento crucial para implementação da gamificação no cotidiano de qualquer empresa. Eles é que devem criar os jogos de acordo com as metas da equipe e da organização.  

Aprimore a sua liderança com workshops produzidos de maneira personalizada para a sua empresa! Que tal agendar uma sem compromisso comigo para criarmos a melhor solução para o seu negócio? Tenho uma ampla experiência corporativa e acadêmica, o que me permite ter uma visão mais global na hora de montar a melhor estratégia para aumentar a produtividade do negócio por meio do maior engajamento das equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat