gestão de conflito

Gestão de conflitos: mais simples ou mais complexa no modelo home office?

Novas formas de trabalho, novas maneiras de lidar com as pessoas. O home office parece que veio para ficar e será cada vez mais adotado por empresas após o término da pandemia. E como fica a gestão de conflitos neste momento em que estamos todos trabalhando em casa? Como os gestores devem atuar nesse cenário para que a organização alcance os melhores resultados? 

Gerenciar equipes remotas é algo desafiador para os líderes em razão da distância física e demanda uma comunicação muito eficiente para que não haja ruídos. Mas, engana-se quem pensa que não há como fazer uma boa liderança mesmo no home office e uma gestão de conflitos eficaz. 

Alguns tipos de problemas mais comuns no home office e que podem ser solucionados com uma boa gestão de conflitos são o esquecimento de tarefas, comunicação ineficiente, se distrair no horário de trabalho, atraso na entrega de tarefas, discussões no ambiente virtual, entre outros. 

E como um líder deve agir para fazer uma gestão de conflitos da melhor forma e mediar todos os impasses e problemas que podem surgir no cotidiano de equipes que atuam em regime de teletrabalho? Uma das principais orientações é sempre focar nas soluções e respeitar o que foi definido em conjunto com a equipe. 

Outra dica valiosa para fazer a gestão de conflitos é trabalhar a conexão entre as pessoas, mesmo no ambiente virtual. O trabalho em home office não pode provocar um distanciamento da empresa e do colaborador. Por isso, é crucial proporcionar momentos de interação como um café virtual e bate-papos. Aproveite os recursos digitais disponíveis!

Manter um clima positivo também é fundamental. Tente criar momentos de descontração para não só fazer a gestão de conflitos como para até evitar que eles surjam. Aqui você pode apostar na gamificação, por exemplo. A linguagem dos jogos é ótima para criar essa atmosfera mais lúdica e leve.

Sempre ouça os colaboradores! Se mostre aberto para ouvir o que ele está sentindo! Essa é uma lição de ouro para a liderança que quer fazer uma boa gestão de conflitos. É preciso ter calma, tranquilidade e cuidado na hora de lidar com problemas que surgem entre colegas de trabalho.

Quer saber como colocar essas dicas em prática na sua empresa e aprender outros métodos para fazer a gestão de conflitos no home office! Entre em contato comigo! Com uma ampla experiência corporativa e acadêmica, eu crio projetos personalizados de acordo com o perfil e as necessidades do seu negócio. Possuo expertise em workshops e palestras. Agende já uma conversa sem compromisso comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *