gestão por competência

Gestão por competência: o que significa e como praticá-la?

Com as mudanças constantes no mercado de trabalho, as estratégias gerenciais também evoluem como forma de impulsionar a produtividade. Uma das principais tendências atualmente é a gestão por competência. Saiba o que significa esse conceito e como as empresas podem praticá-lo no dia a dia. 

O que é a gestão por competência?

A gestão por competência é uma metodologia baseada nos conhecimentos, habilidades e experiências de um colaborador ou uma organização. Essa estratégia gerencial prevê a identificação de qualidades e o desenvolvimento contínuo das equipes de maneira alinhada aos objetivos do negócio.

Todas as empresas, independente de porte e/ou segmento, podem adotar a gestão por competência e desfrutar dos benefícios que ela proporciona para a organização. Alguns exemplos de vantagens são:

– Aumento de produtividade: o colaborador executa as suas tarefas de forma eficiente, rápida e com mais qualidade;

– Diminui a rotatividade: como a gestão por competência prevê a capacitação dos colaboradores, ela contribui para a retenção de talentos na empresa;

– Maior criatividade e inovação: em um ambiente que preza pelo conhecimento e pela capacitação, os colaboradores ficam mais criativos e podem ser fundamentais na criação de soluções inovadoras;

– Entre outras.

Atualmente, a gestão por competência já é uma realidade em empresas como Avon, Itaú, Magazine Luiza, Fiat, Unilever, Nestlé e Bosch, por exemplo.

Como praticar a gestão por competência?

A implementação da gestão por competência é um processo abrangente que deve levar em consideração pontos importantes. O primeiro passo é fazer um mapeamento das competências que a empresa tem que desenvolver para possibilitar o crescimento do negócio.

Após esse diagnóstico, é necessário investir na capacitação dos colaboradores e ampliar os conhecimentos e habilidades que irão auxiliar no alcance das metas desejadas pela empresa. Deverá ser feito um planejamento específico para realizar essa tarefa com base nos níveis de competência de cada colaborador. 

A organização que visa implementar gestão por competência também tem que ficar atenta aos padrões de desempenho. Eles precisam ser mensuráveis e indicar, com transparência, o que é esperado do colaborador e quais são as expectativas da empresa em relação às suas equipes.

Para que a gestão por competência seja exitosa, a empresa deve dar total apoio aos colaboradores. É imprescindível tirar todas as dúvidas a fim de minimizar riscos de conflitos.

Ficou interessado em implementar a gestão por competência na sua empresa? Eu posso te ajudar a formar pessoas capazes de liderar esse processo e aumentar a eficiência da sua organização. Trabalho com o desenvolvimento de projetos personalizados para guiar os líderes e colaboradores de empresas de diferentes portes e segmentos. Clique aqui nesse link e me mande uma mensagem. Vamos agendar uma conversa sem compromisso!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *