inovação disruptiva

Inovação disruptiva: será possível uma empresa implementar em meio à pandemia?

A evolução constante da tecnologia provoca mudanças a todo o tempo não só no comportamento e hábitos dos indivíduos, como também nos modelos de negócios das empresas. Acrescenta-se a este cenário atualmente a pandemia do novo coronavírus, que mudou radicalmente o cotidiano da sociedade com as necessárias medidas de isolamento social para tentar conter o avanço da doença. Com isso, as organizações tiveram que se adaptar e, mais do que nunca, se conectar com seu público alvo. E o caminho para que isto aconteça está na implementação da inovação disruptiva. Você sabe o que é isso? Descubra agora!

O que é a inovação disruptiva?

A inovação disruptiva é um tipo de fenômeno que consiste na transformação de determinado setor ou segmento da economia após o surgimento de alguma ideia ou produto novo. Este termo foi criado pelo professor de Harvard Clayton M. Christensen. A principal característica da inovação disruptiva é o seu alto potencial de impacto em uma realidade ou no mercado, ela é, antes de tudo, revolucionária.

Vou lhe dar um exemplo. Lembra de quando há uns anos atrás nós tirávamos fotos com câmeras analógicas e precisávamos levar o filme para revelar? Somente alguns dias depois nós conseguíamos ver as nossas fotos. Além disso, ainda tinha uma limitação no número de cliques que nós podíamos fazer. Eis que chegou a câmera digital e tudo mudou: não havia mais necessidade de comprar filmes, não tínhamos limite de cliques e podíamos ver a foto que tiramos na tela da câmera imediatamente. 

A câmera digital provocou uma inovação disruptiva porque redefiniu completamente uma indústria, um segmento de mercado. 

A inovação disruptiva dentro do cenário organizacional em tempos de pandemia

Para que uma empresa consiga oferecer uma ótima experiência para o cliente e criar produtos e/ou serviços criativos que atraiam o consumidor é primordial que o seu cenário organizacional estimule a busca por novidades, somente assim a inovação disruptiva pode acontecer. E nestes tempos de pandemia, pode-se notar que houve uma aceleração no processo da inovação que hoje se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas. 

Se antes da pandemia o processo de inovação era um pouco mais lento porque era necessária a checagem de alternativas, uma análise mais profunda do que precisava mudar no negócio ou não, enfim, havia muitas etapas. Neste momento de pandemia que trouxe riscos e tirou a todos da zona de conforto, a busca por novidades e inovação ganhou urgência. Quem poderia imaginar que este ano a telemedicina seria permitida no Brasil? Este é um dos exemplos de inovação disruptiva relacionado diretamente com a pandemia. 

A empresa que deseja gerar a inovação disruptiva deve adotar a inovação organizacional. A modernização de processos, a implementação da tecnologia, a menor burocratização, criação de uma cultura que preza pela criatividade e um ambiente de trabalho agradável são alguns exemplos de pré-requisitos básicos para uma empresa que quer se destacar no mercado e produzir a inovação disruptiva. 

Os colaboradores precisam se sentir confortáveis e estimulados a ter novas ideias, sem as amarras da burocracia nos processos ou excesso de hierarquização, por exemplo. O líder também exerce um papel fundamental quando o assunto é inovação disruptiva no cenário organizacional. Ele tem a importante função de motivar os colaboradores, fomentar a criatividade, gerar o engajamento, explorar as habilidades e identificar os talentos de cada membro da equipe. Quem está na posição de liderança tem uma visão privilegiada do negócio como um todo e a sua percepção sobre os perfis de cada colaborador é essencial para incrementar a criatividade e a produtividade. Quer colocar a sua empresa no rumo da inovação disruptiva durante a pandemia? Eu posso te mostrar quais são as ações ideais que a sua organização pode fazer para se destacar. Trabalho com soluções personalizadas de acordo com o perfil e a realidade de cada empresa. Ofereço palestras motivacionais e crio projetos educacionais exclusivos totalmente online e interativos. Tenho uma ampla experiência corporativa e acadêmica, você pode conferir tudo isso no meu site! Agende já uma conversa comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat