liderar

Por que liderar é uma questão estratégica?

Ter boas lideranças dentro de uma empresa é essencial para o seu sucesso hoje em dia em um mercado tão acirrado e que exige a busca constante pela inovação. Mas, por que liderar é uma questão estratégica e pode mudar os rumos de uma empresa? A chave desta resposta está no papel do líder de ser um agente impulsionador da mudança dentro da organização!

O líder é uma figura de extrema importância dentro de uma organização porque ele é capaz de impactar o ambiente de trabalho como um todo, na medida em que influencia fortemente os colaboradores que são liderados por ele. Por isso, liderar é uma tarefa tão estratégica. O líder ajuda a ditar os rumos que determinada empresa quer tomar e lidera o time de colaboradores que vai pavimentar o caminho rumo ao sucesso.


E o que significa liderar atualmente?


Liderar é uma tarefa complexa e que demanda uma série de competências. Em primeiro lugar, chefe é diferente de líder. Líderes estratégicos incentivam a autonomia dos seus colaboradores a fim de estimular a criatividade e permitir que eles tomem decisões diárias com base na cultura organizacional da empresa.

O bom líder baseia sua conduta em valores compartilhados, respeita a ética no ambiente de trabalho, busca o engajamento da equipe, mantém um canal de comunicação aberto com os colaboradores e dá voz a eles, sabe delegar tarefas e dar feedbacks para o liderados, entre outras características fundamentais.

No entanto, liderar é uma missão repleta de desafios para quem irá exercer este papel tão essencial para o sucesso de uma empresa. Algumas das principais dificuldades atuais são:

– Promover a constante motivação da equipe;
– Valorizar a individualidade de cada membro da equipe;
– Definição de metas e medição contínua dos resultados;
– O conflito de gerações é algo recorrente atualmente. Hoje, muitos líderes são mais jovens que parte dos seus liderados, que possuem diferentes visões de negócios;
– Criar um ambiente de trabalho que estimule o desenvolvimento profissional dos colaboradores;
– Etc.


Os grandes líderes hoje são bons gestores que sabem ouvir os seus colaboradores,  valorizam as especificidades de cada um dos liderados e se comunicam de forma clara com a sua equipe estimulando sempre o diálogo. Além disso, um bom líder também investe em autoconhecimento, tem uma orientação estratégica, entende o mercado e o negócio como um todo, tem coragem e um forte senso de propósito.

Mas, é possível driblar todas estas dificuldades inerentes ao ato de liderar. Pois, a liderança pode sim ser aprendida. O líder pode fazer cursos e participar de programas de treinamento que foquem nos seus pontos fracos e fortaleçam alguns aspectos fundamentais para que ele desempenhe uma boa liderança. Eu posso te ajudar nisso!

Ofereço palestras motivacionais e elaboro projetos educacionais tendo em vista o perfil de cada líder e sua organização, seus objetivos e o perfil dos colaboradores. Eu crio soluções completamente personalizadas para satisfazer as necessidades de cada cliente e dar aquele upgrade na atuação das lideranças da sua empresa! Agende já uma conversa sem compromisso comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat