tecnologia na educação

Tecnologia na educação: o novo “normal” pós-pandemia

As empresas e as instituições de educação precisam passar por um processo de adaptação em função da pandemia do novo coronavírus. As medidas de restrição de circulação que foram adotadas para evitar a maior disseminação da Covid-19 tornaram a aplicação da tecnologia na educação em algo essencial e chamaram a atenção para questões importantes do nosso cenário educacional. Todos esses aspectos trazem algumas reflexões e projeções sobre como será esse novo “normal” na educação no pós-pandemia. 

Tanto a educação corporativa quanto as corporações voltadas para educação sentiram os impactos da pandemia. Empresas e escolas tiveram que adotar o home office e o ensino à distância para não suspender totalmente as suas atividades. Essa nova realidade, por sua vez, expôs alguns problemas. Cerca de 70 milhões de brasileiros têm acesso precário à internet! Esse dado, obtido por meio de levantamento do Comitê Gestor da Internet e divulgado em reportagem da Folha de S. Paulo, demonstra como a tecnologia ainda não é democratizada no país. Professores, crianças e jovens tiveram que se adaptar para inserir a tecnologia na educação. 

Pandemia acelera tendências da tecnologia na educação

Uma das principais tendências que dizem respeito à aplicação da tecnologia na educação é o ensino híbrido. O “novo normal” no pós-pandemia vai exigir que a educação misture ensino presencial e remoto, o chamado blended learning. Dentro deste contexto, como essa nova educação corporativa pode manter colaboradores engajados na melhoria contínua? 

A chave está na inserção da tecnologia na educação corporativa de forma inovadora e atraente. Os treinamentos online não precisam ser chatos, as empresas podem apostar na gamificação, por exemplo. Podem ser criadas trilhas de conhecimento com sistemas de pontuação e jogos para estimular os colaboradores ao mesmo tempo em que eles são desenvolvidos.

A hora é de investir em uma educação corporativa que preze pelo desenvolvimento de habilidades voltadas para o uso de tecnologia. Pois, esse não é mais o profissional do futuro e, sim, do presente. Quer aplicar a tecnologia na educação da melhor forma possível a fim de trabalhar os aspectos mais importantes para o sucesso do seu negócio? Eu te ofereço solução ideal! A partir da minha experiência acadêmica e corporativa, eu crio projetos personalizados para empresas que desejam aumentar o engajamento das suas equipes e a sua produtividade. Vamos marcar uma conversa sem compromisso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *